quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retrospectiva Educacional 2011!


Olá! Amigos e amigas + Criativos! Estamos na última semana de 2011, e nós, comprometidos com a Educação de Qualidade, apresentaremos a vocês os principais fatos do ano que se encerra... Janeiro a Dezembro, um 2011 marcado por Greves e busca por melhorias! A luta continua em 2012!
Retrospectiva 2011!
Nesta linha do tempo, os principais fatos que marcaram a Educação em 2011 em notícias e reportagens, em parceria com as revistas Nova Escola e Gestão Escolar.

JANEIRO: Tomam posse os novos secretários estaduais de Educação.

FEVEREIRO: 1.187 reais: é o valor estabelecido para o piso dos professores de Educação Básica.

MARÇO: Morre Antônio Carlos Gomes da Costa, um dos autores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e; Começa a greve da rede estadual do Maranhão.

ABRIL: Massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, no Rio de Janeiro. Ex-aluno invade a escola, mata 12 crianças, fere outras e se suicida; Superior Tribunal Federal (STF) julga que piso é constitucional, e; Plano Nacional de Educação (PNE): começam audiência para coletar emendas para o Plano 2011-2020.

MAIO: Greves: Alagoas, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe paralisam as aulas; Fim da greve no Maranhão; Têm início os protestos de estudantes no Chile, e; Presidente Dilma Rousseff veta kit contra homofobia.

JUNHO: Morre o ex-ministro Paulo Renato Souza; Plano Nacional de Educação (PNE) recebe número recorde de emendas: 2915, e; Greves: paralisações iniciam em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Terminam em Alagoas, Amapá, Pará e Sergipe.

JULHO: Indiana, nos Estados Unidos, torna opcional o ensino da letra cursiva nas escolas; 67 milhões de crianças no mundo não vão à escola, diz a Organização das Nações Unidas (ONU), e; Fim das greves em Santa Catarina e no Rio Grande do Norte.

AGOSTO: Cem mil chilenos saem às ruas para pedir Educação pública de qualidade; Também são realizadas passeatas no Paraguai e em Honduras; Livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato (1882-1948), volta ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE),e; Termina a greve no Rio de Janeiro. Começa no Ceará.

SETEMBRO: Paulo Freire (1921-1997) completaria 90 anos; Aluno atira em professora e se suicida em escola de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo; Termina a greve em Minas Gerais. Começa no Pará; Na Espanha e na França, professores fazem greve para impedir demissões, e; Matrículas no Ensino Fundamental caem pela primeira vez, indicam dados preliminares do Censo 2011.

OUTUBRO: Ministério da Educação (MEC) aumenta a jornada diária em uma hora e promete mestrados e doutorados gratuitos. Propostas ficam para 2012; 24 mil escolas da zona rural são fechadas. Educadores protestam; Em marcha em Brasília, professores pedem aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação, e; Termina a greve no Ceará.

NOVEMBRO: Prova Brasil é aplicada, mas 370 mil alunos da zona rural ficam de fora; Indiano é o ganhador do primeiro Prêmio Nobel de Educação, e; Termina a greve de professores no Pará.

DEZEMBRO Plano Nacional de Educação (PNE): começa a aprovação na Câmara. Sanção deve ficar para 2012 e o plano só valerá a partir de 2013, e;Mesmo com todas as paralisações ocorridas no ano, 17 estados terminam 2011 sem cumprir a Lei do Piso.

Continue com a gente, pra fazer DIFERENTE em 2012!
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/retrospectiva2011/

Nenhum comentário:

Postar um comentário